10.1.15

O mundo não é preto e branco


        A maioria das pessoas gosta de dividir o mundo em "bem vs. mal", isso faz sentido pra você?
         Acho que muitos irão concordar comigo que existe dentro de cada um, um pouco dos dois. O certo e o errado são mais próximos que parecem.
      Quantas vezes você já simpatizou com algum vilão de filme ou de livro? A verdade é que as coisas dependem do ponto de vista. Aquilo que é certo pra um, é errado pra outro.Pode-se observar isso exatamente em todas as situações,  recentemente sobre os ataques na França, ou em debates relacionados à ética( e isso é tema para outro post). 
    É questionada a muito tempo  a moral humana: nossa essência é boa ? Nascemos bons e nos tornamos maus ou já nascemos maus e o meio nos define? Ou será que não nascemos nem bons nem maus? De onde surgiram os conceitos de bondade e maldade?
    São muitas coisas a se perguntar à respeito. Não faz sentido dividir o mundo de nenhuma forma. As coisas se misturam. Claro que algumas vezes sentimos que algo é errado. Principalmente quando afeta negativamente mais alguém, e aí que podemos lembrar que existem LIMITES, mesmo que eles sejam criados por nós mesmos. Mas a opinião de outras pessoas não é mais errada ou mais certa que a sua. 
     Ao meu ver, continua sendo válida aquela velha frase "O seu direito termina aonde o do outro começa". Mas além disso, não existem mocinhos e vilões. Não completamente, pelo menos.

12 comentários:

  1. A verdade é que o bem e o mal andam juntos.
    Gostei do teu texto e seu blog é muito legal, parabéns!

    Beijo!

    Tempestade Cultural

    ResponderExcluir
  2. Como a Gi disse acima, o bem e o mal andam juntos, é verdade! Mas acho que nascemos pura sabe? Com o tempo vai criando sentimentos bons e ruins dentro de nós, por isso existe a tal ''Personalidade'' é o que define, cada um ser diferente do outro, amei o post, estou seguindo o blog ♥

    // Beijos \\ http://diamante-colorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é super interessante parar pra pensar nisso ou ler teorias sobre. Tem muitos que acreditam que isso vêm da essência, já eu acredito que vêm do meio.

      Excluir
  3. concordo, super interessante pensar e ler sobre o assunto. adorei o post [:
    estou te seguindo pq achei o conteúdo desse blog bem inteligente. gostei!

    www.renatacaparroz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Me deixa feliz ver que vale a pena escrever os textos ^^

      Excluir
  4. Creio que nós, humanos, não nascemos nem bons, nem maus, nossa essência somos nós mesmos que construíamos, a partir do ambiente em que fomos criados e das concepções de certo e errado que nos impõe. Afinal, ao nascermos não temos visão nenhuma de mundo, tudo o que vem a partir disso é tirado de experiências. Acredito que, acreditar que já nascemos com uma essência delimitada por bem ou mal, é muito uma questão religiosa ou filosófica, cientificamente falando, não nascemos com essa percepção, por isso, depende de como encaramos a vida.
    Gostei do tema do seu texto, bem pensado. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, acredito em algo semelhante à isso. Claro que algumas vezes alguém nasce em um bom meio, mas toma escolhas consideradas por outros como "erradas", mas tudo depende da forma de ver. Você vai criando sua forma de ver o mundo quando nasce. :)
      Obrigada pela visitinha

      Excluir
  5. Acho que bem vs mal é só uma desculpa para justificar as intolerâncias do mundo. Todos temos nossos momentos de tempestade e escolhemos que parte de nós sobreviverá. Ótimo texto,falou tudo.
    O blog é lindo viu.
    Beijos e sucesso!!
    www.littlewonderscrm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-* que bom que gostou. Pois é, não podemos dividir dessa forma o mundo.

      Excluir
  6. Olha, sendo sincero com você: Eu não leio textos de reflexão, mas parei para ler o seu e vou dar minha opinião por que seu blog é uma fofura !

    O bem e o mal estão dentro de todos nós, e aquele que mais te controla é você quem decide. Assim como existe o sol, existe a lua, e assim como existe o escuro existe claridade. Sua reflexão me faz pensar que realmente você nunca consegue saber o que a outra pessoa é, e o que ela esconde dentro de sí. Você fez uma linda reflexão sobre o bem que caminha do lado do mal dentro de todos nós, e eu fiquei pasmo com suas palavras. Concordo com o final "Não existem mocinhos e vilões, pelo menos não completamente", afinal..Eles estão por todas as partes, e as vezes misturados dentro de uma unica pessoa.

    Estou no google plus! Siga-nos Clica

    www.loucosporumestilo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz por ter opinado, e obrigada pela visitinha. Sempre me deixa muito feliz ver comentários assim

      Excluir