Boa Tarde! Tenho visto em muitos blogs por ai pessoas que orgulhosamente se denominam "consumistas" como se isso fosse ótimo, mas pra mim, isso é preocupante. Achei importante falar sobre isso, principalmente agora nessa época de fim de ano.
O consumismo vêm do exagero, e esse exagero é movido pela propaganda. A diferença principal entre o consumo e o consumismo, é que em um você compra o necessário e em outro, coisas supérfluas, muitas vezes por "status".
Um exemplo, pra que você precisa sempre do celular que acabou de lançar? Sim, eles duram cada vez menos, mas a intenção é exatamente essa. Pra que você precisa de uma coleção ENORME de sapatos e bolsas? Pra que comprar sempre o carro do ano, ou as coisas mais caras? Já parou pra pensar no que está por trás disso? Muita gente também gasta com base na "imitação", acha isso certo?
Vamos ver a opinião de algumas blogueiras sobre:
- Bruna Andrade (Geek Cor de Rosa): Acho que por causa de algumas blogueiras de sucesso , as menores acabam querendo comprar o os mesmos produtos , sem necessidade , achando que se não terão o mesmo sucesso , sem o produto!
- Rúbia Colber (TipsTopModels) :O que eu penso sobre o consumo e que muitas pessoas são levadas pelo impulso de querer algo novo, ver aquela peça na loja e dizer 'eu preciso dela'. Mas o que as pessoas não percebem é que muitas coisas que acabam comprando elas já tem no seu guarda roupa, e na maioria das vezes temos muitas coisas que nem usamos ou só usamos uma vez, e que podem ser aproveitadas de forma original. Basta ter criatividade!
- Pamela Dal Alva( Era Outra Vez) : Ultimamente as pessoas acabam consumindo pelo desejo em vez de necessitar, e nisso acabam se endividando. Quantas vezes eu já ouvi "eu preciso disso?" e muitas vezes não precisa e sim deseja possuir aquele produto. As propagandas ajudam muito nesse consumo. A idéia é realmente fazer com que as pessoas comprem sem se importar se é por querer ou necessitar. Tive empreendedorismo na faculdade e aprendi a fazer planilhas, e acredite, se todas as pessoas tivessem certo controle de quanto tem ou simplesmente soubessem a diferença de possuir e necessitar, não teriam problemas e evitariam reclamar que não tem dinheiro pra nada.
Pare um pouco antes de comprar as coisas e pense em como isso chegou até a loja, e se isso vai durar ou não. Seja um consumidor consciente, faça esse favor a si mesmo e aos outros. Não incentive isso. Não fique achando que ter ou não ter algo te faz melhor ou pior que ninguém. Isso não te leva a nada. Hora de refletir mais isso antes de começar o ano, certo? Um videozinho ( longo, porém importante.) que provavelmente já viram, e se não, vale a pena ver.
Adorei a postagem *-*
ResponderExcluirObrigada pela participação *O*
ExcluirAdorei o post, e adorei participar =)
ResponderExcluirBeijos
E agradeço sua participação :)
ExcluirO consumismo hoje em dia é o que predomina. Às vezes a pessoa nem quer, realmente como você colocou a mensagem de Rubia. Adorei essa postagem, é preciso gastarmos com o necessário.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.
Obrigada pela visita, e darei uma olhadinha no seu blog ^.^
ExcluirO consumismo realmente ta tomando conta, assumo que as vezes tenho meus ''surtos'' consumista mais em geral sou até que bem controlada
ResponderExcluirbjinhos
oikitty.blogspot.com.br/
É bom evitar. Os efeitos são muito negativos.
ExcluirAdorei o post ^^
ResponderExcluirO consumismo está cada vai mais frequente né!
Beijinhos Lindona!
Sorteio de Aniversário
Blog da Fran Bazan
É esta. :/
ExcluirMeu último assunto estudado em filosofia e geografia esse ano foi este, consumismo. E caramba, você falou tudo certinho, falou e apontou os pontos certos. Concordo plenamente que muitas meninas acabam se levando e comprando o que não precisa, e muitas vezes não pode, devido a influência das blogueiras mais famosas. Sem falar dos impactos ambientais que o consumo exagerado trás, afinal, muito consumo gera muita produção, que consequentemente gera o lançamentos de produtos altamente poluentes. Enfim... Parabéns pelo post!
ResponderExcluirBeijos ★
Que bom que gostou! Volte sempre ^.^
ExcluirExato! Não podemos consertar essas consequências e quem está comprando nem sempre para pra pensar nisso.
Concordo plenamente com tudo que você escreveu, consumismo é mega preocupante. Principalmente com essa onda de blog e vlog, alguns querem comprar tudo e sem necessidade, mas muitas vezes esses blogueiros famosos não estão nem comprando e sim ganhando os produtos das marcas.
ResponderExcluirprimeira vez aqui no seu blog, gostei muito :)
Estranha no Paraiso | Facebook | Instagram | Twitter | SORTEIO
Sim, realmente. Mas postando sobre esses produtos eles incentivam a compra. Exatamente pra isso as empresas mandam :) obrigada pela visitinha
ExcluirEu adorei o texto, de verdade. Já estudei muito sobre isso na escola e você soube apontar direitinho cada ponto. Porem, eu não sou totalmente contra. Eu sou sim, consumista, na base do possível. Eu sempre quero mais e sinto que preciso de mais. Acontece que de uma certa forma, é uma ''recompensa''. Odeio teorias, acho que considerar tudo ''consumismo'' virou modinha. Espero não ter sido chata, por favor, é tudo que eu menos quero, mas é meu ponto de vista. Me sinto feliz assim, comprando o que quero/posso.
ResponderExcluirwww.iamcamilakellen.blogspot.com
Respeito sua opinião e obrigada por opinar. Mas essas "recompensas" tem consequencias sérias.
Excluir